Inaugurado em Janeiro/2014, o Terminal 2 - inspirado na forma dos
pavilhões tradicionais da Índia - adiciona aproximadamente 370.000 m2 de
espaço para acomodar 40 milhões de passageiros a cada ano.
Com
projeto desenvolvido pela Skidmore, Owings & Merrill (SOM), o
edifício de quatro pisos integra as mais recentes tecnologias
construtivas à arquitetura tradicional indiana, especialmente no design
da cobertura que se estende sobre todo o terminal.
A
ampla cobertura central suportada por 30 pilares em forma de cogumelo e
com iluminação natural proveniente de claraboias e fachadas
envidraçadas é complementada pelo fechamento lateral com painéis de
metal perfurado que filtram os raios do sol. Esta disposição, aliada à
utilização de um sistema de controle inteligente da iluminação
artificial em todo o terminal, permite uma redução estimada de 23% no
custo de energia.
Os espaços monumentais, criados abaixo das
trinta colunas principais, lembram os pavilhões bem ventilados e pátios
interiores da arquitetura regional tradicional. Pequenos discos de vidro
colorido, dentro dos "caixotões" da cobertura, salpicam o saguão abaixo
com luzes. A constelação de cores faz referência ao pavão, ave nacional
da Índia e símbolo do aeroporto.
Projeto flexível
O local da construção do novo
edifício do terminal estava nas proximidades do terminal existente, que
teve de permanecer em pleno funcionamento durante toda a construção.
Esse requisito inspirou a planta do terminal em forma de "X" alongado,
que incorporaria desenhos modulares para se adaptar à construção rápida e
por etapas.
Esse
formato inovador também permitiu a consolidação dos departamentos de
processamento de passageiros, manuseio de bagagens e de lojas e
restaurantes no centro do terminal. Em cada andar, passagens radiadas
diminuem as distâncias de caminhada desde o centro do terminal até as
áreas de embarque, ao mesmo tempo em que maximizam o perímetro dos
terminais para aumentar a quantidade de portões de acesso às aeronaves.
A
cobertura do terminal uma das maiores do mundo, sem uma articulação
de expansão -- assegura maior flexibilidade ao terminal. A estrutura
metálica treliçada permite a execução de grandes vãos aumentando o
espaçamento das 30 colunas de 40 metros de altura, distantes entre sim o
suficiente para criar um espaço completamente livre e flexível para
distribuir os balcões de atendimento aos passageiros e praças
comerciais.
Fonte: Portal Metálica.
0 Comentários