Primeiro monotrilho do país

Imagem: Governo de São Paulo.
 
A Linha 15-prata do primeiro monotrilho de São Paulo e do Brasil foi aberta neste sábado (30/08) entre as estações Vila Prudente e Oratório. O trecho, de 2,9 km, vai funcionar das 10h às 15h, com operação assistida. Segundo o Metrô, essa primeira fase serve para os ajustes finais antes da liberação comercial. 

A linha vai funcionar ao menos dois meses aos sábados e domingos, sem cobrança de tarifas. Com oito meses de atraso, a linha 15-prata é a primeira de transporte de massa a ser inaugurada com essa tecnologia no país. Até meados de 2018, o governo espera ter três linhas de monotrilho em operação.

A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional e com desempenho equivalente. Para obter esse resultado, foram utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa em vez de soldas. 

No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação. 

De acordo com informações do governo do Estado de São Paulo, a capital será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. 

O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas. O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes para a atmosfera e é silencioso. 

Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é mais seguro e confiável. Sob a via elevada, está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e integrado à vida da população. 

Fonte: CNT.

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